M E D I T A Ç Ã O
Originária da Índia, a meditação está intimamente ligada com as práticas de Yoga e é o mais antigo e eficiente método de relaxar o corpo livrando-nos dos problemas emocionais e mentais. Ela tem o objetivo de aumentar nossa capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção. As formas para se atingir os objetivos vão desde apenas olhar para o vazio, relaxar os músculos do corpo até pronunciar sons específicos (mantras), posições com o corpo (ásanas), fazer orações e/ou apenas visualizar situações benéficas (criatividade).
Meditação é o estado de não pensar, de manter a mente vazia, de estar em profundo silêncio, no qual você não
ouve nada, nem os pensamentos. É um estado em que você fica quieto, porém totalmente desperto, totalmente atento. Tornamo-nos gradativamente espectadores da nossa mente, dos nossos pensamentos. Não nos envolvemos com eles. Com o tempo nos damos conta do ser integral que somos.
ASPECTOS IMPORTANTES DA MEDITAÇÃO
FORÇA DE VONTADE: Precisamos querer e acreditar no êxito da prática, isso é fundamental.
PACIÊNCIA: Não devemos desanimar se nas primeiras vezes não obtivermos êxito nas práticas. Algumas vezes o tempo pode ser diferente para cada pessoa, pois apesar de todos estarem em uma mesma ‘escada’, e poderem atingir o mesmo objetivo, cada um está em um degrau, com pessoas acima de nós e pessoas abaixo de nós, no que se refere à ascensão espiritual.
IMAGINAÇÃO: Essa é a chave para se atingir a verdade interior. Em todas as práticas esotéricas a concentração deve ser sempre combinada com a imaginação objetiva. A concentração sem a imaginação, gera tensão mental, e a imaginação sem a concentração leva a devaneios. A imaginação inicial em uma prática, é uma representação em imagens da verdade, que ainda não conhecemos. Aos poucos a imagem inicial vai mudando para cada vez estar mais próxima da verdade.